Show Menu
Cheatography

Some informations about Tarot.

O que é ?

O tar­ot ou arcanos maiores e menores ou baralho ou cartas de jogar ou naipes e trunfos, consistem numa única e mesma coisa. Trata-se de um jogo de 78 cartas, que se difunde a partir da segunda metade do século 14, na Europa cristã, com iconog­rafia cristã. - Const­antino K. Riemma

Cartas

Arcanos Maiores
22
Arcanos Menores
56
- Arcanos Menores - Cartas Numeradas
40
- Arcanos Menores - A Corte
16
Total de cartas
78

Arcanos Maiores

0 Louco - XXII Louco
O Arcano da Busca e da Peregr­inação
I Mago
O Arcano da Mística, da Concen­tração, do Impulso Criador
II Papisa
O Arcano da Sabedoria, da Gnose, do Princípio Receptivo
III Impera­triz
O Arcano da Magia Sagrada, da Força Mediadora, da Mãe
IV Impera­dor
O Arcano da Autori­dade, da Patern­idade e da Obediência
V Papa
O Arcano da Transc­end­ência, da Ilumin­ação, da Pobreza
VI Namora­dos
O Arcano da Iniciação, da Castidade e do Livre arbítrio
VII Carro
O Arcano do Domínio, do Repouso
VIII Justiça
O arcano do Equilí­brio, da Imparc­ial­idade
IX Eremita
O Arcano da Busca do Conhec­imento e do Iniciado
X Roda da fortuna
O Arcano dos Ciclos de Ascensão e Queda
XI Força
O Arcano da Virtude e do predomínio da Qualidade
XII Pendur­ado
O Arcano da Fé, da aspiração Espiritual
XIII Morte
O Arcano das Transm­utações e da Vida Eterna
XIV Temper­ança
O Arcano da Inspiração e da Alquimia
XV Diabo
O Arcano da Contra­-in­spi­ração e da Sedução
XVI Torre
O Arcano da Libertação e da Construção
XVII Estrela
O Arcano da Esperança, do Cresci­mento e da Geradora do futuro
XVIII Lua
O Arcano da inteli­gência instin­tiva, dos ciclos vitais
XIX Sol
O Arcano da consci­ência, clareza e intuição
XX Julgam­ento
O Arcano da Ressur­reição
XXI Mundo
O Arcano da Alegria e da Celebração da Vida

Naipes

Copas

LIgada ao elemento Água.
Sua energia é gerada pela realização emocional e espiritual e não pelas ganâncias materiais. Água costuma relaci­onar-se com paz e equilíbrio que fluem dos planos superiores aos inferi­ores. A água forma poças rasas e oceanos profundos.
Emoção, Relações, Intuição, Prazer, Amor.

Ouros

Ligado ao elemento Terra.
Buscam segurança física com base no material.
Expressão pelos sentidos.
As cartas repres­entam result­ados, ações e reações tangíveis.
Funcionam de forma lenta, porém estável e sem grandes influê­ncias das emoções.
Dinheiro, Negócios, Assuntos materiais, Segurança, Fortuna, Bem estar físico, Preocu­pação.

Espa­das

Ligado ao elemento Ar.
Sua energia cria conhec­imento e sabedoria. Pensam­entos distantes dos sentidos práticos da Terra. O Ar é misterioso estamos imersos nele, mas não podemos quanti­fic­á-lo. Grandes desafios e grandes lições.
Mente, Aplicações da lógica, Autori­dade, Agressão.

Paus

Ligados ao elemento Fogo.
Geram energias constr­utivas tanto para finali­dades práticas com espiri­tuais.
Acresc­entam paixão a qualquer situação, isso faz com que novas criações, novas ideias e produzindo uma certa aceleração no desenv­olv­imento dos fatos. Essas criações, novas ideias repres­entam transf­orm­ações em especial o Ás de Paus.
Energia, Criati­vidade, Cresci­mento, Glória, Emprei­tada, Inspir­ação, Espírito.

Arcanos Maiores - Rider-­Wai­te-­Smith

0 | O Louco | O Espírito
Sign­ifi­cado: Decisão import­ante. A pessoa encont­ra-se diante de uma escolha que deve decidir com cuidado, mas também com coragem e, sobretudo, atendendo a sua intuição e seus impulsos. Os riscos podem ser assumidos.
Inverso: Há perigo de que se escolha mal. É aconse­lhável atuar com a máxima precaução e prudência.
1 | O Mago | A Vontade
Sign­ifi­cado: Vontade, domínio, capacidade de organi­zação, talento criativo. A capacidade de assumir o poder lá de cima e de dirigi-lo lá para baixo, até a manife­stação, com resultados positivos.
Inverso: Indecisão, incapa­cidade, inaptidão, bloqueio das energias criativas, medo de experi­mentar e de provar coisas novas, uso do poder com fins destru­tivos.
2 | A Sacerd­otisa | A Sabedoria Oculta
Sign­ifi­cado: O futuro descon­hecido. As influê­ncias ocultas. De especial signif­icação para todo tipo de artistas. Para um homem pode repres­entar a mulher ideal, perfeita. Para a mulher, pode indicar a possib­ilidade de possuir ela mesma essas virtudes.
Inverso: Gozo sensual. Engano. Conhec­imento superf­icial. Indicação de que estamos ignorando os impulsos que nos chegam do interior; talvez nos indique que estamos buscando uma confir­mação externa a tudo, antes de compro­met­er-nos.
3 | A Imperatriz | A Ação Frutífera
Sign­ifi­cado: Criati­vidade, produt­ivi­dade, embaraço, matern­idade, abundâ­ncia, boas colheitas, êxito e um ambiente seguro e isento de perigos. Fertil­idade tanto mental como física.
Inverso: Inativ­idade, destru­ição, perda de colheitas, enferm­idade física ou mental, pobreza, problemas num embaraço. Atividade estéril.
4 | O Imperador | Liderança, Atividade e Controle
Sign­ifi­cado: Liderança, atividade mental, dominação, domínio, patern­idade. Ditadura. Paixão, mas sempre controlada pela inteli­gência.
Inverso: Imatur­idade, depend­ência emocional ou escravidão das figuras de autori­dade, já que se trata dos pais ou de outras pessoas. Possib­ilidade de ser defraudado em heranças. Enfoque excess­iva­mente estreito, falto de inicia­tiva. A pessoa é homem por fora e criança por dentro.
5 | O Papa | A Ortodoxia Conven­cional
Sign­ifi­cado: Ortodoxia, apego às formas externas, ao conven­cional, ao credo e ao ritual. Tradic­ion­alismo. Necess­idade de seguir as normas social­mente aceitas.
Inverso: Rompimento com o conven­cional. Mente aberta, disposta a aceitar novas idéias e novas formas de pensam­ento.
6 | Os Enamorados | O Amor, A Harmonia
Sign­ifi­cado: Eleição, tentação, atração. A luta entre o amor sagrado e o amor profano. Harmonia dos aspectos interior e exterior da vida. Também, amor puro na sua expressão mais elevada. Altruísmo.
Inverso: O amor pode tornar-nos cegos. Infide­lidade, lutas. Introm­issão dos pais. Possib­ilidade de lizar má eleição. Pode também indicar a necess­idade de estabi­lizar as emoções.
7 | O Carro | O Êxito, O Triunfo
Sign­ifi­cado: Triunfo, êxito, vitória. Controle sobre as forças da natureza. Recupe­ração da saúde, vitória sobre as penúrias econômicas ou sobre os inimigos de qualquer tipo. É a carta daqueles que alcançam algo de grande. Pode também significar viagens agradáveis e cômodas.
Inverso: Vitória pouco ética, ambição excessiva e demasiado centrada no material. Derrota, desastre, má saúde. Pobreza, necess­idades. Frustração numa relação sexual.
8 | A Força | O Domínio do Espírito
Sign­ifi­cado: Força de caráter, o poder espiritual vencendo o poder material. O amor triunfando sobre o ódio. A natureza superior sobre os desejos mundanos e carnais.
Inverso: Domínio do material. Esquec­imento do espiri­tual. Discór­dias. Carência de força moral. Abuso do poder. Temor do descon­hecido existente em si mesmo.
9 | O Eremita | O Guia Eterno
Sign­ifi­cado: Ilumin­ação, conselho silencioso e prudente. Discrição. Sabedoria que nos vem do alto. Instrução por parte de um experto. Necess­idade de uma viagem - real ou figurada - para obter certa sabedoria. Encontro com um guia.
Inverso: Negação para escutar a sabedoria. Imatur­idade. Obscur­ant­ismo. Conselhos imprud­entes. Receio de envelhecer ou rejeição à maturi­dade.
10 | A Roda da Fortuna | O Destino
Sign­ifi­cado: Êxito. Golpe de sorte inespe­rado. Mudança na sorte para melhor. Evolução favorável, segundo as leis do acaso.
Inverso: Fracasso em algum negócio ou empresa. Depressão. Alto e baixos da fortuna. Situação nova que requererá muito ânimo e coragem.
11 | A Justiça | O Equilíbrio
Sign­ifi­cado: Mente equili­brada. Resolução judicial favorável. Recompensa justa. Person­alidade desejosa de livrar-se do supérfluo: idéias equivo­cadas ou errôneas, conhec­imentos inúteis etc. Bom carma.
Inverso: Injustiça. Mau resultado num assunto legal ou econômico pendente. É aconse­lhável que seja cuidadoso ao julgar os demais, evitando a severidade excessiva. Ingrat­idão. Recompensa injusta.
12 | O Enforcado | O Sacrifício
Sign­ifi­cado: Renúncia ou sacrifício por motivos superi­ores. Clariv­idê­ncia. Desenv­olv­imento das faculdades psíquicas. Conquista da tentação material. Transf­ormação da person­alidade através da renúncia ou do sacrif­ício.
Inverso: Arrogâ­ncia, egoísmo, auto-s­ati­sfação. Não querer romper com o passado. Egolatria. Falsa profecia. Esforços inúteis. Satisf­ações puramente físicas. Pode repres­entar alguém que unicamente persiga seus fins egoístas, sem pensar em nada para os demais.
13 | A Morte | A Transf­ormação
Sign­ifi­cado: Transf­orm­ação, mudança e destruição seguidas de renovação. Morte de uma parte de si mesmo. Nascimento de novas idéias e de novas oportu­nid­ades. Junto com o Enforcado ou com o Ás, o 3, o 9 e o 10 de Espadas, pode significar morte ou destru­ição.
Inverso: Medo ou resist­ência às mudanças, indolê­ncia, apatia, estanc­amento. Há que deixar de lament­ar-se pelas velhas estruturas já desapa­rec­idas.
14 | A Temperança | A Adaptação
Sign­ifi­cado: Moderação, adaptação, cooper­ação, trabalho em harmonia com os demais. Boa admini­str­ação. O que imaginamos ocorrerá. Conseg­uiram combin­ações de êxito. Paz interior.
Inverso: Conflito de intere­sses, combin­ações desafo­rtu­nadas. Agressões, querelas, corrupção. Possib­ilidade de um desastre. Intran­qui­lidade. Desarmonia espiri­tual.
15 | O Diabo | A Aparência Enganosa
Sign­ifi­cado: Enferm­idade. Encade­amento às vezes volunt­ário. Magia negra. Descon­ten­tam­ento. Depressão. Escravidão da matéria. Sensação de pecado e sentimento de culpa. Alheamento de compre­ensão.
Inverso: Início da compre­ensão espiri­tual. As cadeias que atam ao material estão começando a soltar-se. Timidez. Incapa­cidade para tomar decisões. Vencimento do orgulho e do egoísmo. Entend­imento. Controle dos próprios medos.
16 | A Torre | A Destruição do Antigo
Sign­ifi­cado: Perigo, conflito, catást­rofe. Destruição das estruturas obsoletas e das velhas idéias. Mudança brusca no modo de viver. A ambição egoísta está a ponto de criar um estalido. Quebra nos negócios.
Inverso: Acusações falsas. Opressão. Catástrofe menor.
17 | A Estrela | A Esperança
Sign­ifi­cado: Inspir­ação, visão, esperança. Idealismo. Ajuda desint­ere­ssada. Dons espiri­tuais. Grande amor, dado ou recebido.
Inverso: Pessim­ismo, dúvidas, impedi­mento. Ódios, irrita­bil­idade. Falta de percepção. Possib­ilidade de doença mental ou física. Pode repres­entar uma pessoa caprichosa e egoísta.
18 | A Lua | A Intuição
Sign­ifi­cado: Inspir­ação, imagin­ação, intuição. Desenv­olv­imento das faculdades psíquicas latentes. Viagem astral. Perigo não previsto, algum inimigo oculto. Má sorte para algum ser querido.
Inverso: As consid­erações práticas controlam a imagin­ação. Não é tempo de aventu­rar-se. Ceticismo. Rejeição a todo o intuitivo. Atitude estrit­amente "­cie­ntí­fic­a".
19 | O Sol | A Culminação
Sign­ifi­cado: Paz, amor e felici­dade. Uma vida bem vivida. Um trabalho bem feito. Despertar. Renovação. Assuntos legais favoráveis à pessoa. Alegria, prospe­ridade. Cumulação no plano espiri­tual.
Inverso: Vazio, infeli­cidade, falta de propósito. Confusão. Densas nuvens conges­tionam o horizonte. Luta e perda, intran­qui­lidade. Rompimento amoroso.
20 | O Julgamento | O Renasc­imento
Sign­ifi­cado: Coisas maravi­lhosas vão ocorrer. Poderá vislumbrar o que lhe prepara o futuro. Transf­orm­ação. Verá tudo sob uma nova luz. Rompimento com o conven­cional.
Inverso: Sentim­entos de inquie­tude. Saudades. Desejos de liberar-se de certas situações, mas sem ver uma saída. A pessoa está atolada nas situações que ela mesma criou.
21 | O Mundo | A Realização
Sign­ifi­cado: Liberdade para ir a qualquer direção que desejar. Conclusão e um trabalho bem feito. Trunfo em qualquer coisa que se empreenda.
Inverso: Atitude negativa para explorar novos horizo­ntes. Medo que cria estagn­ação.

Origens

Livros Medievais da Emblemata. Narrativas históricas Chanson de Gestes. Repres­entando uma viagem alegórica e cada carta é uma experi­ência ao longo do caminho.

Exemplos na litera­tura:
- Divina Comédia (Dante),
- Jornada do Peregrino (Bunyan),
- O Senhor dos Anéis (Tolkien).

Fontes tradic­ionais do Tarot:
- Cabala
- Sefer Yetzirah
- Zohar
- Pentateuco

A Ordem Hermética da Aurora Dourada
- Surgiu no Fin de Siècle, La Belle Epoque
- Herdeira Intele­ctual dos cabalistas da Renascença e dos Rosa-C­ruzes Barrocos.
- Deu ênfase ao estudo do Tator.
 

Arcanos Menores - A Corte (copy)

Rei
Rainha
Cavaleiro
Valete

Arcanos Menores - As Cartas

Paus
Ás
Algo novo
nova vontade
nova energia
inspiração
inflexibilidade
DOIS
(Des)E­qui­líbrio Domíni­o/D­ecisões
Tem o mundo nas mãos, mas olha pro horizonte.
Conquistei muito, mas dá pra ir mais longe.
escolha
ir além do que deseja ganância.
TRÊS
necessário
qual o ímpeto necessário para seguir adiante.
virtude
dois bastões presos, menos o dele, pois precisa seguir além dos outros.
Tem o penhasco, cuidado para chegar ao mar.
planejamento
dogmatismo, não buscar o novo, não quebrar paradi­gmas.
QUATRO
estabi­lidade
realização
pequenas realiz­ações
os quatro bastões estão fixo indicando uma fundação.
conquista
mesmice, pode melhorar

Arcanos Menores - As Cartas

Ás
ALgo
Rainha
Cavaleiro
Valete

Arcanos Menores - Os Naipes

Bastões/Paus
FOGO
criati­vidade
energia
implul­siv­idade
vontade de fazer acontecer
 
Cálice/Copas
ÁGUA
emoção
intuição
relaci­ona­mentos
 
Espadas
AR
pensamento
lógica
falar
mental­idade
 
Pentáculos/Ouros
TERRA
material
saúde
dinheiro

Naipes

Paus
bastão, vara, trevo
Fogo
Vontade, tesão, garra, tensão, coragem. Salsa-­ard­ente, coroa, chama acima da cabeça, ilumin­ação, auréola, halo.
Ouros
moeda, estrela, diamante
Terra
Prático, sólido, trabalhar, concre­tizar, matéria. Caverna, útero.
Espadas
gládio, machado, lança
Ar
Gramática, retórica, lógica, ler partit­uras, símbolo, viagens, escrever, anotar, música. A espada: travar luta sem derramar sangue. Rei Arthur pra ser rei retira a espada da pedra. Alegoria para estudar.
Copas
taça, anfora, coração
Água
Emoção, sentim­ento, empatia, cuidar. A dama do lago reforja a espada de Arthur.

Elementos x Signos x Qualidades

 
Cardinal
Espírito
Áries
Fogo
Mutável
Mental
Sagitário
 
FIxo
Prático
Leão
 
Cardinal
Espírito
Câncer
Água
Mutável
Mental
Peixes
 
FIxo
Prático
Escorpião
 
Cardinal
Espírito
Libra
Ar
Mutável
Mental
Gêmeos
 
FIxo
Prático
Aquário
 
Cardinal
Espírito
Capric­órnio
Terra
Mutável
Mental
Virgem
 
FIxo
Prático
Touro

Os Signos e o Ciclo Solar

Áries
Equinócio de Primavera. Babilô­nicos comerc­ial­izavam carneiro. Comércio de lã porque acabou-se de sair do inverno e o carneiro está felpudo.
Touro
Ápice da Primavera. Início do plantio. A festa do boi Egípcio (boi doiurado).
Gêmeos
Fim da Primavera começo do Verão. Aprese­ntação do teatro, troca de inform­ações, navegação pelo medite­rrâneo.
Câncer
Cheia do Nilo. Fertil­ização do Nilo. Pulam as corred­eiras para procriar. Fertil­idade feminina.
Leão
Verão. Esfinge, Osíris, Rei, reinado, a juba do leão.
Virgem
Colheita, festas, fim do Verão início do Outono, Virgens vestais e o trigo. Colher precisa de cuidado, seleci­onar.
Libra
Outono, vendas após a colheita, negoci­ações.
Esco­rpião
Meio de Outono. Você escolhe seus líderes, política. Quais animais tem que ser seleci­oin­ado­s,quem eu vou matar se só posso ficar com poucos.
Sagi­tário
Fim do Outono. O sábio, o caçador, precis­ava-se de pelo pro inverno e carne.
Capr­icó­rnio
Início do Inverno. Lã para enfrentar o inverno. Noite maior(?), perser­ver­ança, subir montanhas, discip­linas para sobreviver o inverno. Cristo, cordeiro, Natal.
Aquá­rio
Degelo do inverno para primavera.
Peixes
Procri­ação.
   

Help Us Go Positive!

We offset our carbon usage with Ecologi. Click the link below to help us!

We offset our carbon footprint via Ecologi
 

Comments

No comments yet. Add yours below!

Add a Comment

Your Comment

Please enter your name.

    Please enter your email address

      Please enter your Comment.

          Related Cheat Sheets

          Poker Cheat Sheet
          Poker Hand Ranks Cheat Sheet
          Holidays / Vacations Cheat Sheet

          More Cheat Sheets by ulima69

          Francês Cheat Sheet