Show Menu
Cheatography

MITOLOGIA GREGA Cheat Sheet (DRAFT) by

INTRODUCAO A MITOLOGIA GREGA.

This is a draft cheat sheet. It is a work in progress and is not finished yet.

OS DEUSES

Os Deuses Gregos, cultuados pelos antigos habitantes da Grécia, eram repres­entados sob a forma humana e simbol­izavam os anseios e temores humanos.

Eles regiam as forças da natureza, comandavam o céu, a terra, o sol, a lua, os rios, o mar, o vento, etc. Os deuses se compor­tavam como criaturas humanas, ou seja, tinham ciúme, inveja, ódio e amor. Eles eram imortais e estavam dispostos numa hierar­quia.

Embora profun­damente arraigado no contexto geral da cultura em que se formou, um deus podia, como qualquer elemento cultural, passar de um grupo para outro, mudando de signif­icado e função, para ajustar-se aos interesses do novo meio social.

Um exemplo são os deuses cultuados na Roma antiga, denomi­nados de deuses romanos, que provinham na sua maioria da Grécia. Esses apenas mudaram de nome quando foram adotados em Roma.
FONTE-­htt­ps:­//w­ww.t­od­ama­ter­ia.c­om.br­/de­use­s-g­regos/
Texto escrito por thiago souza
 

OS OLIMPIANOS

Os Deuses do Olimpo, também chamado de Deuses Olímpicos, são os 12 deuses que formam o panteão grego.

Todos viviam no topo do Monte Olimpo e por isso, recebem esse nome. São eles: Zeus, Hera, Poseidon, Atena, Ares, Deméter, Apolo, Ártemis, Hefesto, Afrodite, Hermes e Dionísio.

Em algumas versões, os nomes desses deuses podem variar, mas geralmente são esses que compõem o panteão. Podemos também citar Hades, deus do submundo, que por vezes é incluído como deus do Olimpo. Além dele, em algumas versões, Héstia, irmã de Zeus, é incluída também.

Os deuses do Olimpo são consid­erados as principais divindades gregas. Ali, eles moravam num imenso palácio e outros deuses os serviam. Os alimentos que consumiam, consid­erados divinos, eram a ambrosia e o néctar.
TEXTO ESCRITO POR DANIELA DIANA
LINK-h­ttp­s:/­/ww­w.t­oda­mat­eri­a.c­om.b­r/­deu­ses­-do­-ol­impo/
 

OS 12 DEUSES PARTE 1

ZEUS
Zeus é uma divindade mitológica grega. É consid­erado o senhor dos deuses e dos homens que habitavam o monte Olimpo na Grécia antiga. As divindades mitoló­gicas tinham nas mãos o destino dos homens. Regiam o mundo e conduziam o espetáculo da vida. Eram venerados sob a forma terrena, como Zeus, pai dos deuses gregos. Suas histórias atrave­ssaram séculos. Hoje elas são objeto de estudo que buscam explicação humana para fatos e seres sobre-­hum­anos.
HERA
A deusa Hera era a rainha do Olimpo, também chamada de rainha do paraíso. Deusa do nascimento e do casamento, Hera é o símbolo da monogamia, da fidelidade conjugal e da fertil­idade. Protetora dos nascim­entos e das mulheres no casamento, diversos templos foram erguidos em sua homenagem. Casada com seu irmão Zeus, Hera protag­oniza diversos episódios de vingança contra as amantes e os filhos do esposo. Essa deusa possuía um temper­amento ciumento e vingativo, e era temida até mesmo por ele. De físico perfeito, não era consid­erada atraente devido à person­ali­dade. Na mitologia romana, ela é chamada de Juno.
POSEIDON
Poseidon é o deus grego do mar, dos terrem­otos, das tempes­tades e dos cavalos. Protetor das águas e auxiliar dos marinh­eiros, também era chamado de deus da fertil­idade. Dono de um temper­amento instável e violento, foi consid­erado um deus vingativo, de compor­tamento explosivo e humor difícil. São muitos os eventos que apontam sua raiva e, em um deles, arrancou o olho do pai de um advers­ário. Ele vivia nas profun­dezas do oceano e as tempes­tades, tormentas e maremotos que ocorriam no mar eram provocadas por ele. Poseidon é um dos três govern­antes do mundo, juntamente com Zeus, deus do céu, e Hades, deus do submundo. Na mitologia romana, ele é chamado de Netuno.
DEMETER
Filha de Cronos e Reia, Deméter era a deusa das estações e da agricu­ltura. Com seu irmão Zeus, ela teve uma filha chamada Perséfone, que foi raptada por Hades, o deus do submundo. Esse momento foi muito marcante no mito da deusa e por meio de um acordo, passou a ter sua filha ao seu lado durante três estações do ano. Ela teve ainda outros relaci­ona­mentos e com isso, outros filhos como Despina e Pluto. Na mitologia Romana ela é conhecida como Ceres.